segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O MUNDO FICOU SEM LUGAR PARA SE ESCONDER...

JOSÉ ROSÁRIO - Passos largos do destino
Óleo sobre tela - 80 x 120 - 1999
(Num período de fase surrealista)

Que essas linhas suportem o meu desabafo! Entalado, oculto, solidário a muitos outros gritos mudos por aí. É que às vezes, ver e ouvir faz transbordar a cota do sentir. E não tem sido fácil nos últimos dias...
Há pelo mundo uma maldade que não dorme e uma ganância que não se sacia. O valor à vida se perdeu em enxurradas, em tiroteios, em manobras políticas, em estratégias de marketing... Os homens fazendo do nada o esteio mais forte e, cada vez mais, crentes que estão no caminho correto.
E não há onde se esconder! Hoje, a cidade que moro, de apenas 9 mil habitantes, teve sua agência bancária explodida pela segunda vez. Os lugares que pareciam paz e sossego tornaram-se o alvo perfeito. É que aqui, a maldade ainda engatinhava. Mas, dizem que agora as coisas estão globalizadas. E será que existe algo mais global que a maldade?
A tragédia ambiental com o Rio Doce nos mostra que a maldade e a ganância estavam sempre ali, sorrateiras. No período de maior crise hídrica do país, bilhões de metros cúbicos de água doce são usados para lavar minério, acumulados em gigantescos reservatórios de lama, enquanto a vida em volta míngua e padece. E o que dizer da fauna e flora? As vítimas mais inocentes de toda essa tragédia. Cidades onde a fartura de água era o orgulho, agora são abastecidas com carros-pipas. Há coerência nisso? Então me explique qual é, pois acho que já não sei mais o sentido dessa palavra.
No Quênia, Síria, Nigéria, França, vidas são tiradas sem o mínimo de ressentimento. E o que é pior, em nome de Deus.
Sobreviver, de todas as formas, virou algo imperativo. Liberdade não é mais uma questão de desejo, mas de oportunidade. Podemos até querer ser livres, mas há tanto poder que decide isso antes de nós...
As pessoas de bem vão ficando encurraladas. Há que se ter mente firme e propósitos sólidos. Fé, acima de tudo. Só para se ter uma ideia, a taxa de suicídio no Brasil aumentou em mais de 40% nos últimos 5 anos.
É preciso ter esperança de novos tempos. Arregaçar as mangas e “esperançar”, não apenas “esperar”, como já salientou muito bem um filósofo. Construir um mundo melhor é árduo e a tarefa não será fácil. Mas é a melhor herança que qualquer um de nós pode deixar. Começa com gestos simples: fechar a torneira, dizer bom dia, sorrir e estender a mão sem segundas intenções. Antes de tudo, guarde o seu coração, vai precisar dele para tempos ainda mais severos.

 Dentro de cada um de nós há um bem que anda precisando de exercício!

10 comentários:

  1. Grande texto, amigo. Corroboro cada uma de suas palavras. Às vezes é preciso dizer, nas nossas palavras soam as vozes de milhões. Acho que além da defesa da vida e da liberdade, precisamos defender o direito de ser feliz, de escrever histórias e pintar quadros para deleite da alma e do intelecto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só essa, a liberdade verdadeira de que precisamos, não é amigo?!
      Obrigado por vir!

      Excluir
  2. Concordo integralmente com o que disse aqui, Rosário. Tudo isso é motivo de tristeza e desânimo.

    Visito sempre seus posts e admiro não só sua pintura, como igualmente esse seu trabalho de garimpagem. Suas matérias são um contraponto de alegria e motivação ao que se vê aí fora.

    Parabéns, bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos vivendo meio nessa corda bamba, Paulo. O equilíbrio às vezes quase nos faz cair.
      Nesses momentos, é preciso um pouco de pausa, fôlego, e seguir lentamente. A outra margem sempre espera para aqueles que persistem na caminhada.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Intolerância, preconceito, ganância... parece que estas palavras, infelizmente, estão na moda. Ainda bem que existem pessoas sensíveis como você que se expressam não só nas suas belas pinturas, mas também em um texto lindo como este. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo tem embrutecido também a poesia, Teresa. Tínhamos mais poetas e mais obras, tempos atrás.
      Grande abraço e obrigado por vir!

      Excluir
  4. Tem mais dois pés nessa caminhada, mais um ombro amigo para desabafos sinceros( assim como este ), precisamos disto:
    Liberdade! Liberdade!
    Igualdade! Igualdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é companhia mais que certa, Vidal. Por aqui, acredito que não sinto presença maior que a sua.
      Grande abraço e obrigado pela companhia nessa antiga jornada!

      Excluir