domingo, 27 de setembro de 2015

THIERRY DUVAL

THIERRY DUVAL - La Place de la Concorde - Aquarela sobre papel - 34 x 82

THIERRY DUVAL - Le petit Pont du grand Paris
Aquarela sobre papel -58 x 87

THIERRY DUVAL - La place Furstenberg
Aquarela sobre papel - 40,5 x 28,5

Para todos aqueles que já trabalharam com a aquarela um dia, sabem como é difícil controlar seus efeitos sobre o papel. Mesmo sobre a superfície seca, mais ou menos água na mistura das tintas, implica em resultados completamente inesperados. Daí, utilizar dessa técnica para a representação de trabalhos hiper-realistas requer um domínio bem acima do comum. Precisão de detalhes quase fotográficos e climas que evocam toda a serenidade e veracidade de uma cena, são os maiores atributos encontrados nas aquarelas do artista francês Thierry Duval.

THIERRY DUVAL - Un marché des 4 saisons rue Montmartre - Aquarela sobre papel - 40 x 40

THIERRY DUVAL - A l'ombre de l'île St Louis
Aquarela sobre papel - 54 x 45

THIERRY DUVAL - Paris Bye Night sur le Pont de la Tournelle - Aquarela sobre papel - 33 x 82

Nascido em Paris, a 19 de outubro de 1957, é um dos mais respeitados aquarelistas franceses da atualidade. Ele se pós-graduou em Artes Decorativas, como ilustrador e criador em uma agência de publicidade em Paris, no ano de 1982, mas o envolvimento com o desenho e a pintura foram bem mais precoces. Na década de 1980, ilustrava histórias em quadrinhos para revistas e fanzines. Foi a encomenda para um respeitado restaurante de Paris, na década de 1990, que o aproximou mais estreitamente do trabalho acadêmico. Logo se apaixonou pelos trabalhos de Delacroix e as suas produções em aquarela. Descobriu ali a técnica que viria mudar seu rumo artístico e na qual ganharia uma liberdade de expressão sem medidas.

THIERRY DUVAL - Nuit d'automne sur le Palais de Justice - Aquarela sobre papel - 28,5 x 44,5

THIERRY DUVAL
Hiver ensoleillé sur la place de l'hôtel de ville de Paris
Aquarela sobre papel - 52 x 66

THIERRY DUVAL - Les bouquinistes et la Conciergerie - Aquarela sobre papel - 28,5 x 39,5

Diferentemente de todas as abordagens tradicionais da aquarela, que sugerem muita transparência e manchas involuntariamente conseguidas, os trabalhos de Duval se baseiam exatamente no desenho de alta precisão e no controle preciso de cores e tons, que evocam um realismo bem incomum para esse campo das artes plásticas. E a cidade de Paris parece exercer sobre ele um fascínio incomensurável. Aborda a cidade em todos os possíveis e mais imprevisíveis ângulos, seja dos locais mais costumeiramente fotografados pelos turistas, seja dos pontos mais incomuns, cujo enquadramento passa pelo crivo da experiência de um bom fotógrafo. Característica que ele foi conquistando com o exercício constante do bom enquadramento em cenas urbanas.

THIERRY DUVAL - Le Tribunal de Commerce et les Bouquinistes
Aquarela sobre papel - 52 x 72

THIERRY DUVAL - La place Dauphine un matin d'hiver - Aquarela sobre papel - 35,5 x 55,5

Nas muitas cenas que ele representa da cidade, sentimos os sons de Paris, seja na tranquilidade das cenas com o Sena pela manhã, na luz que escorre pelos telhados molhados de chuva, nas silhuetas de vários monumentos que surgem no virar de cada esquina, nas cadeiras dos cafés, nos mistérios que saem de cada beco e nos vários transeuntes que caminham pela cidade. Essa representação poética e apaixonada de Paris, faz do seu amor por ela uma declaração nostálgica e atemporal. A cidade se imortaliza em suas mãos, assim como já fizeram muitos outros artistas, em outros tempos. Não está ali apenas a beleza de uma cidade única, ele também capta todo o mistério e fascínio de lugares jamais representados. Apesar de nessa matéria serem abordadas somente imagens de Paris, ele pinta diversas outras cidades, especialmente Veneza e Saint-Tropez.

O mundo já descobriu sua arte em diversas exposições ocorridas por vários continentes.


PARA SABER MAIS:


2 comentários:

  1. Parabéns José do Rosário !!! Belo texto e bela coletânea da obra desse genial artista, Thierry Duval. Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço sua presença.
      Vale a pena conferir os outros diversos trabalhos do artista, em sua página. Uma coleção de encher os olhos.
      Grande abraço!

      Excluir