terça-feira, 9 de junho de 2015

PEDER MORK MONSTED: Uma obra disponível no Brasil

PEDER MORK MONSTED - Manhã de inverno em Vallensbaek
Óleo sobre tela - 88 x 130 - 1928
OBRA DISPONÍVEL PARA VENDA

Numa dessas ironias do destino, acabei sendo contatado a respeito de um trabalho do artista Peder Mork Monsted. Admirador confesso que sou desse artista dinamarquês, chegou até a mim a informação de haver disponível, aqui no Brasil, um de seus trabalhos. Trata-se da obra “Manhã de inverno em Vallensbaek”, pintada em 1928. Um óleo sobre tela, medindo 88 x 130 cm, cujas medidas com moldura chegam a 118 x 160 cm.
Tão imprevista como a maneira como tais informações chegaram até a mim, foi a maneira como tal obra veio parar aqui no Brasil. Os primeiros proprietários dessa obra eram amigos do artista Peder Mork Monsted e moravam em Taastrup, uma localidade da Dinamarca muito próxima à Vallensbaek. Frequentadores da fazenda retratada na tela, acabaram adquirindo o trabalho diretamente com o artista e tomaram por ele uma afeição que os acompanharia por toda a vida. Promotores do trabalho de Monsted, emprestavam a obra para diversas exposições em toda a Dinamarca. Quando faleceram, essa obra foi enviada ao Brasil como herança de sua única filha, que já morava por aqui. A atual proprietária, Sônia, quem me contatou a respeito da disponibilidade do trabalho, é bisneta dos primeiros proprietários do trabalho.





Um avaliação prévia da obra foi feita pela Casa de Leilões Bukowskis, da Suécia, mas quem se interessar poderá contatar diretamente a sua atual proprietária, Sônia, em São Paulo, no número que se segue: (11) 9 9223-7600.

Nunca é demais lembrar que Peder Mork Monsted foi um dos mais consagrados paisagistas dinamarqueses de seu tempo. Detentor de uma paleta de cores vigorosas e estilo que cambiava facilmente entre o Realismo e o Impressionismo, deixou uma vasta produção. Recentemente, seus trabalhos são cobiçados por colecionadores europeus e americanos. A intenção de vender o presente trabalho por aqui, é a tentativa de ainda deixar uma de suas obras em território brasileiro.

OUTROS TRABALHOS DO ARTISTA

PEDER MORK MONSTED - Crianças em um piquenique na floresta
Óleo sobre tela - 129 x 93 - 1897

PEDER MORK MONSTED - Uma estrada do interior
Óleo sobre tela - 97,5 x 70,5 - 1918

PEDER MORK MONSTED - Dia de verão com galinhas em um fundo de quintal
Óleo sobre tela - 40 x 31 - 1901

VEJA TAMBÉM:


6 comentários:

  1. Nossa José Rosário...que maravilha!!!! Você chegou a ver a obra pessoalmente?? Essa merecia ver de perto hein!! Já escutei dizer que existe uma obra do Bouguereau no Brasil....Não sei se procede...conhece essa informação?? Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jesser, bom dia. Infelizmente não vi a obra do Monsted ao vivo. Gostaria muito!
      Há sim uma obra do Bouguereau, em Recife. Num museu de lá. Vou informar os dados com mais precisão a você mais adiante.
      Grande abraço e obrigado por vir!

      Excluir
    2. Por curiosidade...sabe o valor que a proprietária pede dessa obra do Monsted? Um museu poderia adquiri-la né? Mas dificilmente isso vai acontecer!
      Que legal saber que tambem existe uma obra do Bouguereau por aqui! Abraço e parabéns pela matéria!

      Excluir
    3. Enviei uma resposta no seu Facebook.

      Excluir
  2. Sou fã dos trabalhos de Monsted..... com certeza o trabalho é um espetáculo!
    Maravilhosa matéria.....
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Vidal, um espetáculo!
      Grande abraço, amigo!

      Excluir