sábado, 10 de janeiro de 2015

HERMANN HERZOG

HERMANN HERZOG - Cachoeira de Yosemite, Nevada - Óleo sobre tela

Confesso que sou um admirador entusiasmado pelo tema paisagem e sou grato pelos muitos artistas que assim também o foram antes de mim. Grato especialmente por todos aqueles que desbravavam campos e montanhas atrás de um belo ângulo, num tempo onde não existia a praticidade de uma máquina fotográfica de boa resolução, muito menos a comodidade das pesquisas infindáveis que a internet proporciona. Conversando recentemente com o artista mineiro Judson Oliveira, ele solicitou que fizesse uma matéria sobre um grande paisagista do século XIX, tão entusiasmado com a temática quanto os muitos “herdeiros” que ele formou ao longo da história.

HERMANN HERZOG - Paisagem de montanha com chalé
Óleo sobre tela - 55,88 x 91,44

HERMANN HERZOG - Ursos num riacho
Óleo sobre tela

Hermann Ottamar Herzog (Hermann Herzog ou Herman Herzog) nasceu em Bremen, na Alemanha, a 15 de novembro de 1832. Habilidoso com o desenho desde muito novo, teve a felicidade de ingressar na Academia de Düsseldorf, quando tinha 17 anos. Escritos da época narram que ele já sustentava sua família, com sua arte, desde os 15 anos de idade, tamanha perícia e aceitação de seus trabalhos. Na Escola de Dusseldorf ficou praticamente enfeitiçado pelo que viria a ser a marca registrada daquela instituição: o realismo. Tendo como mestres principais Andreas Achenbach e Johann Wilhelm Schirmer, é bem compreensível como essa influência seria notória. A dramaticidade com influência romântica se consolidaria por definitivo em sua pintura, quando fez aulas particulares com o pintor norueguês Hans Fredrick Gude.

HERMANN HERZOG - A velha ponte - Óleo sobre tela - 127 x 190,5

HERMANN HERZOG - Um pastor e suas ovelhas
Óleo sobre tela - 41 x 51

A segunda metade da década de 1850 e praticamente toda a década de 1860 foi um período de longas viagens para Herzog. Pintou diversas paisagens em muitos lugares, principalmente Bélgica, Suíça, Itália, França e Holanda. Ao retornar de uma viagem à Noruega, em 1855, a Rainha de Hannover comprou uma de suas telas e também lhe assegurou patrocínio vitalício com apoio de vários outros monarcas europeus. O artista ganharia ainda mais reconhecimento após as premiações que recebeu no Salão de Paris, nos anos de 1863 e 1864, bem como medalhas que recebeu em exposições em Liège e Bruxelas.

HERMANN HERZOG - Crepúsculo sobre um lago
Óleo sobre tela - 35,6 x 55,9

HERMANN HERZOG - Estrada pela fazenda
Óleo sobre tela

No início dos anos de 1870, Herzog mudou-se para os Estados Unidos e estabeleceu-se definitivamente perto de Filadélfia. A exemplo de épocas passadas, viajou bastante por todo o território norte-americano e também a regiões do México. Em 1873, atingiu os estados mais ocidentais, inclusive a Califórnia. Sentiu profundamente atraído pelas paisagens do Vale de Yosemite, de onde produziu uma série de pinturas. Também fez várias viagens com o objetivo de pintar, para estados como Maine e Flórida. Nesse último, sentia atraído principalmente pelas palmeiras típicas da região, que viria a retratar em diversas composições.

HERMANN HERZOG - Paisagem próxima ao Lago Santa Fe - Óleo sobre tela

Além dos destinos certos de sua produção para a alta classe de colecionadores, que lhe garantia um bom nível de vida, Herzog também teve êxitos em investimentos financeiros que fez nas últimas décadas do século XIX. Isso fez com ele parasse de exibir e comercializar suas obras, conseguindo acumular para patrimônio da família, um acervo numeroso e valioso. Um fato curioso é que tal coleção, que pertenceu a familiares por várias décadas do século XX, foi quase que completamente desfeita e vendida na década de 1970, sendo que grande parte dela foi adquirida por museus e importantes galerias dos Estados Unidos.

HERMANN HERZOG - Moinho de água
Óleo sobre painel - 27 x 37 - 1872

HERMANN HERZOG - Rebanho de renas num lago da montanha
Óleo sobre tela - 1865


Hermann Herzog faleceu em 6 de fevereiro de 1932. Nos 100 anos de vida, produziu mais de 1000 pinturas, que influenciaram muitos paisagistas de sua geração e de gerações futuras.

HERMANN HERZOG - Cena do sudeste com figuras - Óleo sobre tela - 20,32 x 26,67

4 comentários:

  1. UM DOS PINTORES PREFERIDO MEU, EXCELENTE PUBLICAÇÃO COMO AS DEMAIS, PARABENS ROSÁRIO, ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela vinda, Douglas.
      Tens bom gosto. O Herzog é uma excelente referência.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Hermann é simplesmente magnífico! faltam palavras... maravilhoso!
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Abraço, Vidal.
    Sempre bom encontra-lo por aqui.

    ResponderExcluir